Por: Vinicius Rovtar Pinton / Vincent Pendell

"Este foi o sonho em que eu vi um shoggoth pela primeira vez, e a visão me fez despertar num frenesi de gritos."
-A Sombra sobre Innsmouth.

Por mais que os seres das profundezas e os cidadões deformados de Innsmouth dão a cara ao conto que serve de base para nosso jogo, é este misterioso ser proveniente de regiões cosmicas que habita as cidades escondidas nas profundezas dos oceanos que realmente conecta Innsmouth ao resto de todos os contos acerca da mitologia do Cthulhu, tecida durante o tempo não só por H.P. Lovecraft, mas também por uma legião de fãs e escritores que transformaram o estranho mundo fictício centrado na cidade de Arkham na maior fonte de inspiração quando se precisa criar algo que toque os leves fios que tecem a própria sanidade do ser humano.

Enquanto nossa equipe estava finalizando a pesquisa que deu base para todo nosso trabalho, eu fui encumbido da tarefa de explorar mais a fundo o universo de Lovecraft para tirarmos um enredo novo para o jogo, que não só comunicasse que era definitivamente Lovecraftiano e contivesse o máximo de elementos possíveis do conto estudado, como também fosse algo novo, que não só atrairia atenção daqueles de já conhecem ou pretendem conhecer a cidade fictícia de Innsmouth, mas que também adicionasse à grande vastidão desse mundo uma nova história, que poderia ser apreciada mesmo por aqueles que até já decoraram o nome das várias ruas de Innsmouth.

Após ler o conto "As montanhas da loucura" e compreender do que realmente se tratava de um shoggoth, a equipe Climbing Goats ficou emocionada com tal criatura, que acabou ganhando um espaço especial no jogo. Este foi o primeiro concept de um shoggoth que foi criado para o jogo:

Agora, eu posso estar me apressando em dizer com certeza que o Shoggoth estará na primeira versão do jogo, pois o tempo de produção está apertado e existe a possibilidade de cortamos o level do shoggoth, mas com certeza ele estará na primeira versão que colocarmos online (Assim esperamos).

Você deve estar se perguntando porque tanto enfase em uma criatura que pode não aparecer na primeira versão do jogo, mas o motivo para tanta exaltação do nosso querido shoggy é que essa gentil e simpática massa muscular negra que pode se contorcer e criar qualquer orgão é o retrato mais literal do medo e insanidade à espreita de cada página dos contos de Lovecraft: Apesar de você saber de que é feito, como se parece e do que é capaz de fazer, nunca é formado uma única imagem de sua bizarra forma, e, por poder mudar sua forma indefinidamente, cada pessoa pode imaginar o terror que mais se adequa ao seus medos para figurar este horrendo monstro.

O compreendimento do funcionamento de um shoggoth dentro do contexto narrativo de "A Sombra sobre Innsmouth" e da mitologia do Cthulhu levou o game design e as suas diversas facetas a um outro nível e deu margem a inclusão de elementos do próprio conto que nunca são mais do que citados. Não se surpreenda se, ao jogar Innsmouth, você acabe dentro da igreja da Ordem Esotérica de Dagon ou reencontrando personagens que ficaram em Innsmouth (ou voltaram) depois dos eventos ocorridos em "A Sombra sobre Innsmouth". Eu gostaria de entrar mais a fundo no enredo desenvolvido especialmente para o jogo, mas contarei mais sobre ele assim que chegarmos mais perto do lançamento da versão para web do jogo.

Caso queira ter uma melhor idéia de como será o shoggoth se ele aparecer no jogo, vá para a seção de downloads do blog e veja o poster de Innsmouth.

5/18/2009 07:47:09 am

All hail shoggy!

ainda num cheguei a jogar o jogo de vocês, mas pelo conto e pelo que vi de cenários e tals, mal posso esperar =D

Reply



Leave a Reply.