by Al Anselmo

Antes desse semestre eu não tinha a mínima noção de como essa área é tão importante e divertida de ser feita. O Level Design é o que afunila todo o processo de desenvolvimento: engloba a arte, programação, design (feito na parte de Game Design), enfim, define todos os aspectos de um level. Esses aspectos são todos os objetivos, desafios, disposições dos inimigos e itens pelos levels e todos os outros elementos que contribuem para que os players tenham uma experiência totalmente diferente de outros jogos (e mais importante ainda, de sua vida cotidiana).

No caso do webgame Innsmouth, o nosso atual projeto, o level design foi feito de uma forma que o jogador não tenha consciência do perigo que está logo à sua frente. Como a maior parte dos ambientes, principalmente os levels finais serão mais escuros, o player não terá conhecimento se aquela sinistra silhueta que ele identificou com a luz de sua lanterna é algo perigoso, como algum inimigo, ou até uma simples estatueta ou elemento de decoração.
É utilizando desse artifício da dúvida dos perigos que estão ao seu redor que foi aplicado o horror psicológico existente no conto "A sombra sobre Innsmouth", transferindo esse pavor mais do que para o avatar, para o próprio jogador.
Cada level terá vários puzzles para serem solucionados e alguns fragmentos de um diário (utilizado pelo protagonista do conto) espalhados por cada level. Esse diário conterá algumas hints, partes da própria narrativa e explicação dos objetivos do jogador.

Está sendo muito divertido para mim ter como responsabilidade ser o Level Designer desse projeto, e mais ainda, aplicar a sanidade nos levels. Devido àlguns fatores (que vocês só poderão saber quando jogarem Innsmouth), o nosso herói perderá sanidade, então uma  das formas de transferir isso aos levels e ao gameplay foi através da criação de certos acontecimentos e até próprios levels que só poderão ser acessados de acordo com a taxa de sanidade.

4/15/2009 10:20:57 am

Ótimo post Anselmo, realmente ficou um ótimo trabalho o level design, e uma das coisas mais interessantes que achei é um recurso que de certa forma irá inovar no nosso game é "[...]criação de certos acontecimentos e até próprios levels que só poderão ser acessados de acordo com a taxa de sanidade."

Parabéns pelo post e agora vamos para a criação do game.

Reply



Leave a Reply.