by Felipe Ribeiro Tanso

Acredito que este semestre está surpreendendo nossa equipe de diversas maneiras, estamos cada vez mais dispostos a fazer algo mais profissional, nos dedicando ao máximo para buscar um ótimo resultado. 

Um dos motivos pelo qual nos dedicamos ao máximo nesse semestre foi a definição do público-alvo. Tanto dentro da universidade como fora dela, é necessário a definição de um público-alvo, e todo produto, sendo na mídia digital ou não, deve se dirigir a um público específico e é para o perfil desse público que o produto deverá ser moldado.

Com a grande ajuda do professor da optativa de Marketing Digital - Estratégias Online, Álvaro Gregório, foi possível aprender um pouco mais de como deve ser feita uma pesquisa de público-alvo adequada, não somente voltado para produtos digitais, mas sim para qualquer tipo de produto. A definição de público-alvo dificilmente pode ser resumida em 4 ou 5 linhas de uma folha de caderno, como é o que vejo acontecer muito frequentemente, podendo ser observado na proposta de desenvolvimento projetual (PDP) de outros grupos, não restritamente ao curso de Design de Games. Geralmente as características do produto é adequada a um público-alvo específico e não ao contrário. O que vejo muitas pessoas fazerem é criar um produto sem pensar no público-alvo e somente depois buscar um público que se adeque à ele, não procurando atingir um determinado público e sim impondo gostos pessoais nos produtos e procurando um público que tenha os mesmo gostos.

Na definição do público-alvo do nosso projeto, junto com a pesquisa feita pelo "NIC do CGIBR", procuramos definir ao máximo nosso P.A. Já que o produto que estamos propondo a desenvolver se localizar em uma mídia digital, disponível na internet, após estabelecermos que tipo de público-alvo nós queríamos atingir, começamos pesquisando a frequência com que esse P.A utiliza a internet, para que fins ele a utiliza, quanto tempo ele passa conectado a internet, e desse tempo, quanto tempo ele gasta com entretenimento e assim por diante. Levando em consideração também a tecnologia que será utilizada na construção do nosso game - Innsmouth, por exemplo, o nosso jogo será desenvolvido em Flash - ActionScript 3.0, portanto nosso P.A deverá possuir a versão do Flash Player 10.x instalado em seu browser.

A definição do público-alvo, portanto, é uma etapa muito significativa para o desenvolvimento de um produto e é algo tão importante que deve ser dada uma atenção extra nos desenvolvimentos de projetos acadêmicos.

Em breve escreverei outro post dando algumas dicas que ajudem a fazer uma pesquisa de público-alvo adequada.

Gustavo
4/19/2009 12:46:25 am

Muito interessante o post, parabéns.

Reply



Leave a Reply.