by Cezar Toshimi

A primeira etapa do Projeto Interdisciplinar foi a elaboração de uma pesquisa teórica em que nosso tema e objeto de estudo, o conto "A Sombra sobre Innsmouth" seria analisado.

Na primeira parte dessa análise, nos baseamos nas obras "Como Analisar Narrativas" e "O Foco Narrativo" para compreender a estrutura técnica do conto, estudando aspectos como personagens, narrador, tempo e espaço. Dessa forma, foi possível entender de que forma o autor, H. P. Lovecraft, consegue criar o clima de horror que permeia a história e atinge os narratários. A seguir, escrevemos uma opinião crítica do grupo sobre quão bem o autor consegue desenvolver o dito clima de uma forma imersiva e impactante.

Também desenvolvemos o enredo da adaptação da história que usaremos em nosso projeto, buscando trazer o mesmo horror da narração de Lovecraft enquanto mantemos o mesmo clima proporcionado. A idéia da adaptação é uma história que se passa depois dos fatos do conto original, após a crise de 1929 trazer o esquecimento sobre os estranhos acontecimentos que ocorreram em Innsmouth. Em nossa adaptação, um jornalista se interessa em descobrir algumas verdades sobre o local e começa uma investigação, mas logo se vê preso em uma situação semelhante àquela que o protagonista do conto passou.

Várias outras referências foram usadas para incrementar imersão que queremos transmitir com o game. Buscamos outras histórias relacionadas ao mesmo universo de Innsmouth em outros contos do autor (como "O chamado de Cthulhu" e "Nas montanhas da Loucura"), pesquisamos músicas que possam contribuir com o clima na narração e encontramos imagens que ajudam a reconstruir o ambiente e as criaturas presentes no conto.

Para concluir, gostaria de mencionar que o conto conseguiu afetar o nosso estado psicológico: começamos a enxergar as criaturas de Innsmouth por toda a parte, percebendo tentáculos por todos os cantos e reparando como Dagon de fato está nos observando.
Além disso, transmitimos parte dessa loucura àqueles ao nosso redor, fato que pode ser observado ao tocar as costas de um colega de sala e em seguida cumprimentá-lo. Este irá achar que está com um bilhete de "Me cumprimente" preso nas costas, e começará a ficar insano tentando removê-lo.

andré
4/8/2009 11:47:29 am

mto bem feita a animação.
bem legal!!

Reply



Leave a Reply.