Olá a todos!

Desculpem a demora, porém estas semanas foram bem corridas para os Goats. Como dito no post anterior tivemos que selecionar dentre várias obras arquitetônicas que foram ou não completadas para servir de base para um novo jogo.

Pois esta obra foi o Monumento à III internacional, a chamada "Torre de Tatlin", projetada por Vladmir Tatlin, um grande nome do Construtivismo Russo do século XX. Para quem não sabe, o Construtivismo é uma vertente artística do Avant Garde Russo que procurava romper com as barreiras artísticas da necessidade de um Tema (paisagem, retrato, e assim por diante) e a necessidade de procurar forma (até então se algo fosse pintado ou esculpido, seria procurando reproduzir algo) e até mesmo das técnicas padrões de pintura, como o uso de cores, linhas e volume. Assim, as obras destes artístas, tal como Tatlin e Naum Gabo, eram esculturas feitas de materiais do cotidiano fabril, como plástico, ferro e vidro.

Estes artístas também acreditavam que a arte deveria ser para todos, e também deveria estar contida  em todo o cotidiano das pessoas, por mais simples que fossem, a arte não deveria mais ser aquela forma social destacada da sociedade comum.

Assim, representando os ideais da Revolução Russa e com o apoido de Stalin, Tatlin desenvolveu um modelo para o Monumento à III Internacional: uma torre com mais de 600 metros de altura com hastes de metal em espiral formando sua base e por dentro estariam quatro formas geométricas que acomodariam os seus grandiosos cômodos: na base estariam dois cubos, que serviriam para acomodar grandes salões para reuniões, palestras e conferências; acima destes haveria uma pirâmide, abrigando os escritórios políticos e ainda acima desta, haveria uma semi-esfera, que abrigaria a central de telecomunicações.

Também estariam equipados na torre uma séria de megafone para que a notícia fosse transmitida para as pessoas de Moscou e um grande holofote mostraria imagens e slogans nos céus a noite.

Além da forma em espiral da torre, todas as formas dentro dela também iriam girar em diferentes velocidades, sendo uma vez por ano, por mês e por dia. Tudo representando as revoluções que acontecem no mundo. Tatlin acreditava que as revoluções que acontecem na natureza deveriam servir de inspiração para que ocorresse uma revolução dentro de cada um, todos os dias, revoluções sociais e pessoais que deveriam mudar o nosso jeito de pensar todos os dias. Seria um grande símbolo para a nossa constante revolução humana.

Ainda esta semana daremos uma pequena olhada em como a equipe Climbing Goats adaptou esta grandiosa e inspiradora obra em um jogo divertido que consegue captar esta essência, para este Projeto Interdisciplinar IV.



Leave a Reply.