by: Augusto Roselli Neto

Em nosso projeto, estamos usando como base o famoso conte de H.P. Lovecraft, "A Sombra Sobre Innsmouth", e transformando esta profunda massa de conteúdo narrativo em um jogo, mas como ? Como manter os elementos narrativos da clássica obra em um ambiente divertido e interativo ?

O processo da transcriação começa com a extração da essência de uma obra para que então ela possa ser produzida outra forma outra mídia. Para isso, muito estudo é feito em cima das obras do autor e até mesmo sua biografia e estilo de escrita, então, depois de desvendar o mistérios da criação da obra em seus mínimos detalhes, tomamos liberdade de recriar a obra em forma de outra narrativa ou mesmo adaptamos a mesma história, mas agora com os domínios da essência, ou seja, os elementos que não devem faltar quando uma obra daquele autor for criada.

Em nosso caso, estudamos a fundo os princípios do "Wierd Fiction" criado por Lovecraft, em que os horrores experimentados pelas personagens não vêm de monstros aterradores que cortam pessoas em pedaços em sua frente, mas de dentro da mente do receptor. Percebemos que não poderíamos tratar apenas com o horror explícito que vemos hoje em jogos em filme do gênero, mas precisávamos fazer como lovecraft e penetrar o próprio inconciente do jogador, como Lovecraft o fazia com seus leitores. 

Quando se lê uma obra "Lovecrafteana", o sabor da realidade nas hitórias horripilantes que são narradas transportam o leitor para o lugar da personagem, criando um clima de repulsão, mas ao mesmo tempo curiosidade pelo desconhecido, inato ao ser humano. 

Portanto, não pense que jogos são criados à partir de outra mídias não são apenas adaptações de um história, mas a emersão dos elementos essenciais que geram o interesse pela obra em uma plataforma lúdica. 

4/18/2009 08:20:39 am

Realmente a característica de "Wierd Fiction" que lovecraft possui ao escrever o conto "A sombra sobre Innsmouth" é algo que de certa forma desperta um outro tipo de sensação no leitor, diferente da histórias de terror convencionais, e o conto é muito foda!!

Reply



Leave a Reply.