by Al Anselmo

Hoje a equipe Climbing Goats teve uma experiência incomum.

Depois de um semestre inteiro cheio de projetos, planejamentos, estudos e todos esses fatores revisados diversas vezes para a criação e produção de um webgame, infelizmente não adequamos a deadline, o tempo disponível ao que poderíamos produzir dentro de nossas capacidades.

Somos pessoas totalmente apaixonadas pelo que fazemos, e por isso, cada mínimo aspecto de nosso jogo precisou ser cuidadosamente pensado e trabalhado, levando assim um tempo considerável para concluir cada etapa.

Fizemos a pesquisa teórica. Escolhemos o melhor conto para fazer uma transcriação mais interessante, de um autor que como nós, busca fugir do conceito comum e ir sempre além dos limites, explorando nossas habilidades, estudando coisas novas para que aquela barreira de incapacidade seja a mais próxima de inexistente, nos entregando de corpo e alma para o projeto e passando dias e noites sem nos lembrar da simples existência do sono.

E foi por isso, pelo fato de nós sermos verdadeiros Game Designers e termos uma paixão ENORME por jogos e por toda tarefa que nos é entregue, que hoje, dia da nossa apresentação do Projeto Interdisciplinar III: Design e Literatura, do webgame “Innsmouth”, que não pudemos mostrar à banca de jurados e aos demais presentes tudo que eles estavam esperando de nós, não respondendo a toda àquela expectativa. Essa expectativa sobre nós é uma coisa muito boa, pois reforça o reconhecimento em nossos trabalhos e esforços.

A reação que a banca teve hoje com o nosso trabalho ficará em nossa memória para sempre. Eles reconheceram a  nossa dedicação total ao projeto, entenderam sua complexidade e a real incompatibilidade em relação ao tempo disponível e como a Climbing Gots já havia planejado fazer, insistiram várias vezes para que concluíssemos a nossa produção, concretizando e tornando real tudo aquilo, criando um case e honrando tudo o que deixamos para trás. Como particularmente considero isto muito mais importante que qualquer avaliação, apesar de não termos entregue hoje o nosso jogo finalizado, fiquei muito feliz e ainda mais animado por, através da reação da banca de jurados, saber que o nosso projeto de design teve sucesso.

Planejo, assim que concluirmos a produção do game “Innsmouth”, remarcarmos uma apresentação para a banca hoje presente, coordenação e demais interessados, para que todos possam analisar e nos dar feedback do nosso primeiro principal jogo digital.

Este acontecimento nos serviu como lição para que futuramente, em todos os nosso projetos, sabermos nos adequar o máximo ao tempo disponível e pensarmos em quê podemos oferecer em determinado tempo, e como a banca de jurados, composta por Martha Gabriel, Ricardo Troula e Igor Hosse, nos disse, o que experienciamos hoje é algo completamente normal na vida de qualquer profissional, e felizmente passamos por isso ainda no 3º período de nosso curso de Design de Games, um certo alívio, pois que as chances de isto se repetir futuramente quando estivermos já consolidados no mercado se tornaram muito inferiores.

Agradecemos pela compreensão.

5/26/2009 11:42:19 am

Uma curiosidade sobre o dia que percebemos após a apresentação é que enquanto nós tinhamos certeza que acabariamos o projeto dentro do tempo estipulado, nossas espectativas para a banca seriam que tivessemos os professores Ale McHaddo e Odair Gaspar pois o aspecto que mais nos preocupamos neste projeto foi o game e level design e é isso que gostariamos de ver avaliados mais à fundo, mas por algum motivo que apenas Cthulhu que sonha em R'Lyeh conhece, tivemos na banca três professores que percebemos claramente em todas as aulas que tem a mesma paixão pelo seu trabalho que o nosso grupo teve durante todo o semestre, o que provavelmente nos renderá um melhor resultado em termos da avaliação.

Ressaltamos também que independente de nota (que creio que nenhum dos participantes de nosso grupo realmente precisa), as barreiras pessoais que nós conseguimos ultrapassar e o tanto de conhecimento que adquirimos no projeto já valeram o semestre. (Se algum professor estiver lendo isso, não significa que queremos repetir o semestre ¬¬)

Para aqueles que querem ver algo do jogo, estaremos postando em breve (assim que passar a semana de provas) algo para vocês jogarem :D

Reply
pedro
5/26/2009 12:04:46 pm

shoray

Reply
Felipe Tanso
5/26/2009 02:21:18 pm

Eu sou um Goat! I dont sleep!

Go Go Goats.

Reply
Gargula
5/31/2009 04:56:28 am

Fico feliz de saber que vocês viram o acontecimento de hoje com estes olhos, e não com olhos de ódio, vingança ou algo parecido.

Admito que considero os Climbing Goats um grupo de grande potencial e objetivos. A capacidade produtiva criativa de vocês é muito boa.

Mas também devo admitir que nesta tarefa, do Interdisciplinar, vocês pecaram em um ponto muito importante em nossa área, não só de Games, mas de Design em geral (conheço bem pelo fato de já ter feito Design Gráfico), que são os prazos, como já dito antes, a Deadline.

É um fator muito importante em todas as áreas profissionais, mas em especial a do Design, por trabalhamos em função dos prazos utilizando de cronogramas e ferramentos do tipo.

Bem, é só uma "crítica construtiva". Aceitem como quiser. So... Como Troula provavelmente diria: "Um pouco menos de Megalomanismo e um pouco mais de 'pé no chão'."

Um grande abraço a todos, e realmente quero ver o projeto finalizado! ^^



Gau

Reply



Leave a Reply.